Quem somos

O Clube de Anestesia Regional também designado por Clube de Anestesia Regional/European Society of Regional Anaesthesia Portugal, mais conhecido por CAR e que é uma associação, com fins científicos e sociais, sem fins lucrativos, que tem como missão divulgar e promover temas relacionados com a prática e ensino da anestesia regional e/ou do tratamento da dor (aguda ou crónica) a todos os profissionais que de alguma forma estejam implicados na prestação de cuidados de saúde (médicos, enfermeiros ou outros) nas áreas da Medicina do Peri-operatório e Tratamento da Dor.

Tem mais de 1300 associados, distribuídos por Portugal e Estrangeiro.

Actualmente, o CAR desenvolve dois tipos de eventos científicos: o Congresso Anual do CAR/Zonal da ESRA (em Outubro) e o Sábado de Anestesia Regional(cerca de 2 por ano) ambos, normalmente, em colaboração com o Departamento de Anestesiologia da área geográfica onde se realize a reunião.

Tem patrocinado inúmeros workshops e reuniões relacionados com a Anestesia Regional e Terapêutica da Dor por todo o Portugal (Continente e Ilhas).

 

 

Organização da Sociedade


 

 

 

   

Direcção

Presidente Clara Lobo
  Vice-Presidente Elena Segura
  Secretário Geral Patrícia O'Neill
  Tesoureiro Paulo Eusébio
  Vogais Lara Ribeiro
    Javier Durán
    Nadya Bettencourt Silva
       

 

 

   

Assembleia Geral

Presidente Edgar Semedo
  Vice-Presidente Paulo Fragoso
  Secretária Joana Magalhães
       

 

 

   

Conselho Fiscal

Presidente Hugo Trindade
  Vogais Humberto Rebelo
    Duarte Machado
       

Marketing

 

Ronald Silva
       
       

Responsável pelo Site

 

Hugo Trindade  
       

Edição da Revista CAR

 

Clara Lobo  
    Hugo Trindade  
       

 

 

Curriculum da Direção


 

Clara Lobo, CHTMAD – Vila Real -

Anestesiologista desde 2003. Competência em Medicina da Dor desde 2008.
Responsável pelo Internato de Anestesiologia do CHAA por 4 anos e orientadora de formação específica de Anestesiologia (2005, 2011, 2013).
Monitora de Anatomia Sistemática 1 (Mestrado Integrado de Medicina) no Departamento de Anatomia Normal do ICBAS desde 2007.
Autora e co-autora de trabalhos apresentados em reuniões nacionais e internacionais,  publicados em revistas nacionais e internacionais. Autora do capítulo 178 de manual de anestesia de edição internacional: "The Anesthesia Guide", 2013.
Membro ativo do CAR desde 2008,  responsável pelo programa científico de várias das suas reuniões e congresso anual de 2008 a 2013 e pelo seu site (www.anestesiaregional.com). Formadora em workshops de anestesia regional e de anatomia em cadáveres (Innsbruck e congressos anuais ESRA). Oradora em congressos internacionais (NYSORA, NWAC, ESRA e ESRA-Espanha) e nacionais (CAR, SPA-CAR)
Anestesiologista do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Trás-Os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), responsável pelo estágio de Anestesia para Ortopedia. 


Duarte Machado, CHTMAD – Vila Real -

Anestesiologista no CHTMAD desde Fevereiro de 2011.
Pós-Graduação em Medicina da Dor e Pós-Graduação em Acupunctura, ambas pela Universidade do Porto.
Realizou um estágio de ecografia em Anestesia na Azienda Ospedaliera San Giovanni-Addolorata, em Roma.
Colaborou no 1º Curso Básico de Ecografia em Anestesia Loco-Regional realizado no Hospital Bambinu Gesu em Roma.
Colabora nos cursos de Sonoanatomia do CAR-UM; Colabora no InAnestesia- UM
Curso EcoCardiografia Geral em Medicina Intensiva e Anestesiologia organizado pela CEEA / ESA; Curso e-FAST; FATE; Workshop in Ultrasound and Regional Anaesthesia –ISURA; Ultrasound Life Support – WINFOCUS


Edgar Semedo, CHUC – Coimbra -

Tem Competência em Emergência Médica. Foi investigador do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – Universidade de Coimbra, creditado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Ciência e da Tecnologia.
Iniciou o Internato Complementar de Anestesiologia em 1999 no Serviço de Anestesiologia dos HUC, que terminou em 2003. Mantém funções como anestesista nos HUC. Dedica parte do seu tempo assistencial à área da anestesiologia locorregional, ocupando desde 2005 a função de Orientador de Estágio de Ortopedia Anestesia Locorregional. Responsável pelo desenvolvimento e implementação da Anestesia Locorregional guiada por ecografia nos HUC, assim como da utilização da ecografia no contexto dos acessos vasculares na área da Anestesiologia. Desde 2011 que integra a equipa da Dor Crónica. Também aqui foi responsável pela implementação das técnicas ecoguidas para controlo e tratamento da dor. Faz parte da equipa do Serviço que se dedica à sub-especialidade de Anestesia para Obstetrícia.
Foi elemento integrante da Bolsa de Formadores da ARS Centro – formação para médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde na área da emergência e suporte avançado de vida.
Docente de diversos Cursos/Workshop de âmbito nacional e internacional nas áreas da anestesia locorregional e anestesia locorregional ecoguiada, e ainda na área da emergência/urgência.
Responsável por vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais na área da anestesia locorregional.


Elena Segura, CHVT – Viseu  -

Assistente Hospitalar do Centro Hospitalar Tondela Viseu desde 2009.
Formadora em mais de 10 cursos de ecografia em anestesia regional, nacionais e internacionais. Palestrante em diversos congressos e reuniões nacionais e internacionais, no âmbito da anestesia regional.
Membro do comité organizador em varias reuniões e congressos, a destacar o XXI Congresso do Clube de Anestesia Regional. Membro do comité científico do XXI Congresso do Clube de Anestesia Regional.
Coordenadora em Portugal do “Grupo de Trabajo de Ecografia”. Diretora e formadora de vários cursos de ecografia abdominal FAST.
2 publicações em revista internacional.; 5 capítulos em livros.
Membro de European Society of Regional Anaesthesia.


Hugo Trindade, Hospital de Dona Estefânia - Lisboa -

Anestesiologista desde 2008. Atualmente, exerce funções como Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Hospital de Dona Estefânia (pólo do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE), onde também exerce os seguintes cargos: Coordenador da Comissão de Reanimação; Coordenador do Centro de Simulação e Práticas Clínicas e Subcoordenador Hospitalar de Doação de Orgãos e Tecidos.
Formador em vários cursos nacionais (SPA e Astor) de anestesia regional ecoguiada:  Curso básico teórico-prático de ecografia em anestesia e medicina da dor.
Co-autor de vários trabalhos relacionados com anestesia regional apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados na revista CAR.


Humberto Rebelo, CHVNG/E – Vila Nova de Gaia -

Exerce funções de especialista em Anestesiologia desde fevereiro de 2010 no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho EPE. Está dedicado à área de Anestesiologia em Ortopedia.
Pós graduado em Medicina Desportiva, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2004.
Realizou vários fellow-ship’s: sete dias, em intervenção em Dor Crónica, no Hospital Universitário de Berna em 2012; sete dias, em Anestesia para Ortopedia, no Hospital Lapeyronie em Montpellier em 2011 e, um mês, em Anestesia Regional, no CorK University Hospital na República da Irlanda no ano de 2009.
Aprovado na Parte I do Diploma Europeu de Anestesia Regional em 2012. Aluno de Mestrado em Evidência e Decisão em Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde 2010. Obteve Diploma em Anestesiologia e Cuidados Intensivos, da Sociedade Europeia de Anestesiologia em 2010.
Foi formador no 1.º Curso de Sonoanatomia, organizado pelo Clube Anestesia Regional em 2012.


 Javier Durán – Hospital Garcia de Orta – Almada -

Anestesiologista desde 2010, a exercer funções no Hospital Garcia de Orta, Almada como Assistente Hospitalar. Autor de vários artigos publicados em revistas nacionais. Co-editor de livro “Guia Rápida de Anestesia Ecoguiada” em Novembro 2012. Participou como formador em vários cursos e estágio (de três meses a especialistas de Anestesiologia Moçambicanos) de Anestesia Regional Ecoguiada, bem como, em cursos FCCS (Fundamentals Critical Care Support) e coordenador do “Curso de Ecografia em Anestesia Regional e Medicina da Dor” na Universidade Católica.  Autor de vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e de capítulos de livros dedicados à anestesia regional. Faz parte do grupo de formadores do 2º Curso de Sonoanatomia aplicada a bloqueio de nervos periféricos, com o patrocínio do CAR/ESRA e Universidade do Minho.


Joana Magalhães, CHTMAD – Vila Real -

Em janeiro de 2007 iniciou o internato médico de anestesiologia no CHAA - Guimarães. Realizou um estágio de bloqueios  (periféricos e centrais) ecoguiados no hospital de Lewisham, sob a tutela do Rafael Blanco, em agosto de 2009. Obteve a pós graduação de acupunctura e moxibustão (ICBAS – 2008/2009) e o diploma europeu em anestesiologia e cuidados intensivos (parte I). Terminou o internato médico em julho de 2011.
Atualmente, exerce a sua actividade como anestesiologista no CHTMAD – Vila Real, tendo participado como formadora dos cursos de sonoanatomia aplicada a bloqueios de nervos periféricos (CAR/universidade do minho). As suas áreas de interesse são anestesia para cirurgia ortopédica, cirurgia pediátrica, dor e emergência médica.


 Lara Ribeiro, Hospital de Braga – Braga -

Finalizou o internato complementar em Anestesiologia no CHAA-Guimarães em 2010. Realizou o 1º Curso de Pós-Graduação em Direito da Medicina, organizado pela Ordem dos Médicos/Universidade Católica Portuguesa em 2009. É associada – fundadora da Associação AMEDIJURIS – Associação de Jurista e Médicos para a Reflexão, a Cooperação e o Desenvolvimento Científico, onde desempenha a função de Vogal do Conselho Consultivo.
De destacar a contribuição como formadora no curso de Sonoanatomia aplicada aos bloqueios de nervos periféricos desde Dezembro de 2012.
Desempenha a função de coordenadora-adjunta do projeto “Sala de Anestesia Locoregional” no Hospital de Braga, cujos objectivos são a organização, formação dos profissionais envolvidos, auditoria e follow-up de procedimentos locoregionais e outras intervenções necessárias para a otimização dos doentes no pré-operatório imediato.
É autora e co-autora de vários artigos científicos apresentados em reuniões nacionais e internacionais, 12 dos quais publicados e 2 premiados com menções honrosas.


 Nadya Bettencourt Pinto, CHLO – Lisboa -

Licenciada em Medicina a 15 de Setembro de 2003, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou o Internato Geral no Hospital Distrital de Faro onde teve o seu primeiro contacto com o Mundo anestésico no tempo de espera para o exame de acesso à Especialidade.
Ingressou o Internato complementar no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, onde permanece desde a conclusão do mesmo em Fevereiro de 2010. Orientadora de formação especifica da especialidade desde 2011. Faz parte da equipa médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital São Francisco Xavier desde 2007.
Presta apoio formativo aos internos da especialidade, do próprio centro hospitalar e provenientes de outros centros, na área da Anestesia para Obstétricia.
Colaborou na implementação e ensino da realização de bloqueios ecoguiados no seu hospital.


 Patrícia O’Neill, Hospital Beatriz Ângelo – Loures -

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Fez o Internato da Especialidade de Anestesiologia no Hospital Garcia de Orta onde integrou o Serviço de Anestesiologia até ao final de 2011. Nos anos de 2010 e 2011 integrou igualmente a Unidade de Dor do Hospital Garcia de Orta. Desde Janeiro de 2012 exerce funções como Anestesiologista no Hospital Beatriz Ângelo.
Desde o início da sua formação em Anestesiologia demonstrou particular interesse pela Anestesia Regional, tendo feito várias formações específicas, de âmbito nacional e internacional, em Anestesia Regional ecoguiada. Integrou a comissão científica do Curso Pós-graduado de Especialização em Anestesia Regional Avançado em 2010 e em 2011, tendo feito parte da Comissão Executiva na edição de 2011. Colaborou como docente em vários “workshops” nacionais de formação em ultrassonografia para Anestesia Regional.


 Paulo Eusébio, Hospital de Braga – Braga  -

Anestesiologista desde 2012. Cedo descobriu o seu interesse na Anestesia Regional, durante o seu Internato Complementar, nomeadamente na sua vertente ecoguiada. Fez pós-graduação em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007. Atualmente, exerce a sua atividade no Hospital de Braga, como Assistente Hospitalar de Anestesiologia. Faz parte do grupo de formadores do Curso de Sonoanatomia aplicada a bloqueio de nervos periféricos (1ª e 2ª edição).


 Paulo Fragoso, Hospital de Braga – Braga -

Anestesiologista no Hospital de Braga desde 2006. Orientador de formação do Internato de Anestesiologia desde 2009. Responsável pelo estágio de Anestesia para Ortopedia desde 2008. Foi orientador de formação de alunos do 5º ano da Licenciatura de Medicina da UM, na área curricular de "residências opcionais" em Anestesiologia, monitor na componente prática dos "Laboratórios de Aptidões Clínicas" dessa Licenciatura. Colabora com o Grupo de Formação do seu Serviço. Formador em várias ações de formação no seu hospital nas áreas da Dor e da Anestesia Regional. Participou na organização e foi formador do 1º Workshop de "Ecografia em Anestesia Regional" da ECS da UM e no "Curso de Sonoanatomia aplicado a Bloqueios de Nervos Periféricos" organizado pelo CAR e UM.
Autor e co-autor de vários trabalhos científicos comunicados em reuniões nacionais e internacionais e trabalhos de investigação clínica na área da dor pós-operatória e anestesia locorregional (ALR). Coordenador do projeto para a criação de uma Unidade de ALR e instalação de uma "Sala de Anestesia Locorregional" (Block Room) no seu hospital cujo principal objectivo é a promoção e desenvolvimento da ALR.

 Ronald Silva, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Lisboa - 

Interno do 5º ano de Anestesiologia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.
Cedo demonstrou interesse por técnicas loco-regionais, tendo feito estágio de bloqueio de nervos ecoguiados no Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro Hospitalar do Alto Ave. Colabora nos cursos de Sonoanatomia do CAR e de Ecografia em dor aguda e crónica da Ecoastor desde a sua 1a edição.
Autor do capítulo de Radiofrequência do manual teórico do Curso CAR de Ultrassonografia aplicada a técnicas invasivas da Medicina da Dor, integrado no curso homónimo do CAR.
Realizou o curso ESRA Cadaver Workshop em Innsbruck, Austria.
Formador Conselho Europeu de Ressuscitação em SAV, SIV, SBV e ETC.
Faz parte da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital São Francisco Xavier.


Missão



O CAR/ESRA tem como missão a divulgação, promoção e desenvolvimento das técnicas de Anestesia Regional e terapia da Dor, na sua vertente mais atual e de vanguarda.

O CAR/ESRA propõe-se a cultivar e aperfeiçoar o conhecimento nas técnicas locoregionais e de intervenção em Dor promovendo formação de qualidade.

O CAR/ESRA pretende “democratizar” as técnicas locoregionais, “aproximando-as” dos seus associados.

O CAR/ESRA aposta no desenvolvimento de novos métodos de formação e informação sobre Anestesia Regional e terapia da Dor.

O CAR/ESRA quer tornar-se numa sociedade de referência no que diz respeito às particularidades da prática da Anestesia Regional e da Dor.

O CAR/ESRA quer aproximar-se dos Anestesiologistas e ser um elo de ligação entre Anestesiologistas, nunca esquecendo a sua maior preocupação: a prestação dos melhores cuidados aos doentes.

O CAR/ESRA tenciona que a Revista do CAR, seja uma mais valia no curriculum dos Anestesiologistas e Internos de Anestesiologia.



Grupos de Trabalho



  1. Formação Pós-graduada – Elena Segura; Paulo Fragoso
     
  2. Dor Crónica – Edgar Semedo; Patrícia O’Neill; Joana Magalhães
     
  3. Obstetrícia – Nadya Bettencourt Pinto
     
  4. Ortopedia – Lara Ribeiro; Patrícia O’Neill; Paulo Fragoso
     
  5. Dor Aguda – Paulo Eusébio; Patrícia O’Neill
     
  6. Ambulatório – Elena Segura
     
  7. Pediatria – Hugo Trindade
     
  8. Ultrassonografia na anestesia – Paulo Fragoso
     
  9. Marketing/Publicidade/Divulgação – Clara Lobo