Quem Somos

O Clube de Anestesia Regional, CAR/ESRA Portugal, é uma associação com fins científicos, sociais e sem fins lucrativos.

Missão

Ensino e implementação de boas práticas segundo a leges artis a todos os profissionais que de alguma forma estejam implicados na prestação de cuidados de saúde (médicos, enfermeiros ou outros) nas áreas da Medicina do Peri-operatório e Tratamento da Dor.

Objetivos

O CAR existe para promover a anestesia regional e medicina da dor, procurando ser uma plataforma de partilha, de conhecimento e de discussão

Estatutos

Os estatutos do CAR podem ser encontrados aqui.

Órgãos Sociais 2021-2024

Direção

car-humberto-rebelo

Presidente

Humberto Rebelo

Humberto Rebelo
Hospital Luz Arrábida – Vila Nova de Gaia

De Fevereiro de 2010 a Janeiro de 2016 especialista em Anestesiologia, responsável pela área de anestesia em ortopedia e da via aérea difícil. Exerce funções de especialista em Anestesiologia desde Março de 2010 no Hospital Luz Arrábida dedicado preferencialmente à cirurgia ortopédica e medicina da Dor. Realizou vários fellowship: intervenção em Dor Crónica, no Hospital Universitário de Berna em 2012 e Hospital St. George em 2014; em Anestesia para Ortopedia, no Hospital Lapeyronie em Montpellier em 2011 e em Anestesia Regional no Cork University Hospital na República da Irlanda no ano de 2009. Diplomado European Diploma of Regional Anesthesia and Pain em 2013.
Aprovado na Parte I do European Diploma in Pain da European Society of Regional Anesthesia em 2017.
Obteve Diploma em Anestesiologia e Cuidados Intensivos, da Sociedade Europeia de Anestesiologia em 2010. Pós-Graduado em Evidência e Decisão em Saúde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2010. Master Proprio en Tratamiento del Dolor (V Edicion) na Universidade de Sevilha 2017.
Formador nos Cursos de Sonoanatomia organizados pelo Clube Anestesia Regional desde 2012. Formador nos Cursos Point of Care organizados pela Reanima desde 2016.
Coordenador Grupo de Trabalho para implementação de Via Verde Fratura Fémur no Centro Hospitalar Gaia/Espinho EPE, que entrou em atividade em outubro de 2015 Representante português no Council da European Society of Regional Anaesthesia and Pain (ESRA). Membro Comissão de Avaliação de trabalhos Científicos do 36th Annual European Society of Regional Anaesthesia Congress (ESRA).
Examinador do Diploma Europeu de Anestesia Regional da Sociedade Europeia de Anestesia Regional – Em processo de integração.
Membro da Direcção do CAR desde 2013. 

Joana Magalhaes

Vice-Presidente

Joana Magalhães

Joana Magalhães

Assistente graduada de anestesiologia no Hospital Senhora da Oliveira –Guimarães, é também responsável da Unidade de Dor Aguda desde 2015, tendo realizado diversos projetos e formações nesta área. Atual Vice-presidente do CAR / ESRA Portugal (sociedade nacional de anestesia regional). Mestrado de investigação e tratamento especializado de dor – Universidade de Valência (fevereiro de 2020), detentora do diploma europeu de anestesia regional (EDRA – 2017), pós-graduação em acupuntura médica (ICBAS – 2009) e formadora de cursos nacionais e internacionais. Primeira autora das recomendações nacionais para a abordagem da lesão neurológica associada a técnicas regionais. Palestrante convidada de vários congressos nacionais e internacionais, é também autora e co-autora de vários trabalhos. As suas áreas de interesse são anestesia para Ortopedia, Dor Crónica e formação pós-graduada.

car-ronald-silva

Secretário-Geral

Ronald Silva

Ronald Silva
Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa

Assistente hospitalar no Hospital Egas Moniz – Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, desde 2016, sendo responsável pela formação em anestesia regional ecoguiada. Para além desta, tem interesse particular nas áreas da fibroscopia para via aérea difícil e emergência médica. Faz parte do grupo de formadores do Curso de Sonoanatomia aplicada a bloqueio de nervos periféricos.
Autor do capítulo de Radiofrequência do manual teórico do Curso CAR de Ultrassonografia aplicada a técnicas invasivas da Medicina da Dor, integrado no curso homónimo do CAR. Realizou o curso ESRA Cadaver Workshop em Innsbruck, Áustria.
É formador do Conselho Europeu de Ressuscitação em cursos de emergência e reanimação e de trauma.

Paulo Eusebio

Tesoureiro

Paulo Eusébio

Paulo Eusébio
Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde – Póvoa de Varzim

Atualmente é Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde. Presentemente é tesoureiro da Direcção do Clube Anestesia Regional (CAR). Realizou Internato Complementar em Anestesiologia no Centro Hospitalar do Alto Ave (2008-2012). Entre 2012 e 2016 integrou o Hospital de Braga como Assistente Hospitalar em Anestesiologia. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007. Formador do Curso de Sonoanatomia Aplicada a Bloqueio de Nervos Periféricos, CAR/UM. Formador do Curso de Introdução Anestesia para Ortopedia (HB/UM). 

a17

Vogal

Miguel Sá

Miguel Sá

Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2020, dedicado preferencialmente à cirurgia ortopédica e medicina da Dor.
Detentor do Diploma Europeu de Anestesia Regional e Dor Aguda desde 2018, e o Diploma Europeu de Anestesia e Cuidados Intensivos desde 2019.
Completou a Pós-Graduação em Medicina do Doente Crítico pela REANIMA, o Máster de investigación y tratamiento especializado del dolor da Universidade de Valência e Master Executive em Gestão para Unidades de Saúde da Católica Porto Business School.
Elemento da direção do CAR desde 2018.
Formador regular em cursos de sonoanatomia aplicada a bloqueios de nervos periféricos.
Autor e co-autor de diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Lara Ribeiro

Vogal

Lara Ribeiro

Lara Ribeiro
Hospital de Braga – Braga

Assistente Hospitalar de Anestesiologia desde Fevereiro de 2010, exercendo atividade assistencial no Hospital de Braga (HB).
Desde 2016 é Coordenadora do projeto “ Sala de Anestesia Locorregional”.
Formadora no estágio opcional “Estudos Avançados em Anestesia Regional” do HB, sendo atualmente responsável pelo “Estágio Observacional em Anestesia Regional”.
Participou no grupo de trabalho para as “Recomendações da Anestesia Regional em Cirurgia de Ambulatório”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório em 2014. Elemento da comissão científica do XXII Congresso CAR/ESRA em 2014.Participou como palestrante e membro do júri para seleção de trabalhos dos XXIII, XXIV e XXV Congressos do CAR/ESRA, em 2015, 2016 e 2017 respetivamente.
Participou na Comissão Organizadora do Workshop de Anestesia Regional para Ortopedistas, parceria ECVS/UM e HB em Março de 2014 e na Comissão Organizadora do 1o e 2o “Curso de Introdução à Anestesia para Ortopedia, parceria ECVS/UM e HB, realizado em Março de 2016 e 2017.
Formadora em vários workshops internacionais e nacionais dedicados à anestesia regional, nomeadamente na sua vertente ecográfica, de destacar a sua participação como formadora no “2o Curso de Anestesia Regional Guiada por Ultrassom” realizado em Março 2017 no Hospital Municipal Jesus, Rio de Janeiro e no “II Curso Teórico-Prático de Anestesia Regional em Pediatria” realizado em Abril de 2017 no Hospital Dona Estefânia, Lisboa.
Formadora desde 2012 no Curso de Sonoanatomia aplicada aos Bloqueios de Nervos Periféricos, organizado pelo CAR/UM, tendo sido Diretora da 6a edição deste Curso (Fevereiro de 2015). Autora e co-autora de vários trabalhos científicos comunicados em reuniões nacionais e internacionais na área da anestesia regional. Autora de 2 capítulos do manual de Sonoatomia aplicada aos Bloqueios de Nervos Periféricos.
Membro da Direcção do CAR com funções de vogal desde 2013.

Margarida Gil

Margarida Gil Pereira
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Coimbra

Assistente Hospitalar de Anestesiologia desde 2001, pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, exercendo desde então funções como Anestesiologista nesta Instituição hospitalar. Grau de consultor em Anestesiologia desde 2015. Tem a competência em emergência médica desde 2003. É Instrutora do Centro de Simulação Biomédica dos CHUC desde 2008 com atividade regular em simulação médica sobretudo nas áreas de obstetrícia, emergências médicas, acessos vasculares ecoguiados, segurança e gestão de eventos críticos. Obteve o Diploma Europeu de Anestesia Regional em 2012. Co-responsável pelo estágio de Anestesia em Ortopedia dos CHUC e pelo estágio opcional de Estudos Avançados em Anestesia regional dos CHUC. Desde o início da atividade como anestesiologista desenvolveu competências na área da anestesia regional, dor aguda e obstetrícia e tem participado de várias formas (como parte da comissão científica, da comissão organizadora e como instrutora) em diversos cursos de formação em anestesia regional. Tem diversos trabalhos comunicados e publicados na área da anestesia regional em congressos nacionais e internacionais.

Assembleia Geral

Presidente

Edgar Semedo

Edgar Semedo
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Coimbra

Foi investigador do Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – Universidade de Coimbra, creditado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Ciência e da Tecnologia. Iniciou o Internato Complementar de Anestesiologia em 1999 no Serviço de Anestesiologia dos HUC, que terminou em 2003. Mantém funções como anestesista nos CHUC (Assistente Graduado). Dedica parte do seu tempo assistencial à área da anestesiologia locorregional, ocupando desde 2005 a função de Orientador de Estágio de Ortopedia Anestesia Locorregional. Responsável pelo desenvolvimento e implementação da Anestesia Locorregional guiada por ecografia nos HUC, assim como da utilização da ecografia no contexto dos acessos vasculares na área da Anestesiologia. Co-coordenador dos Estudos Avançados em Anestesia Regional dos CHUC.
Desde 2011 que integra a equipa da Dor Crónica dos CHUC, também aqui, responsável pela implementação das técnicas ecoguiadas para controlo e tratamento da dor. Desde há 3 anos que faz parte da equipa da consulta de Dor do Centro Hospitalar Médio Tejo. Faz parte da equipa do Serviço que se dedica à subespecialidade de Anestesia para Obstetrícia.
Foi elemento integrante da Bolsa de Formadores da ARS Centro – formação para médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde na área da emergência e suporte avançado de vida. Faz parte da atual Direcção do CAR/ESRA Portugal. Docente de diversos Cursos/Workshop de âmbito nacional e internacional nas áreas da anestesia locorregional e anestesia locorregional ecoguiada, assim como de técnicas de intervenção na Medicina da Dor.
Responsável por vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais na área da anestesia locorregional. Tem Competência em Emergência Médica. 

Vice-Presidente

Duarte Machado

Duarte Machado
Hospital das Forças Armadas – Porto

Assistente Hospitalar de Anestesiologia desde Fevereiro de 2011. Atualmente exerce a sua atividade no Hospital das Forças Armadas, no Pólo do Porto, onde também integra a Unidade de Dor. Também realizou a Pós-Graduação em Medicina da Dor pela Universidade do Porto. Formador em curso nas áreas da Dor e da Anestesia Regional Ecoguiada, nomeadamente do “Curso de Sonoanatomia aplicada a Bloqueios de Nervos periféricos” organizado pelo CAR/ESRA e ECS- Universidade do Minho. Autor e co-autor de trabalhos relacionados com anestesia regional publicados e apresentados em Congressos nacionais e internacionais.
Autor do capítulo “Bloqueio do plexo lombar” do “Manual de Sonoanatomia Aplicada a Bloqueios de Nervos Periféricos”. Membro da Direcção do CAR/ESRA Portugal desde 2013.

Marta Pereira

Secretário

Marta Pereira

Conselho Fiscal

Paulo Fragoso

Presidente

Paulo Fragoso

Paulo Fragoso
Hospital de Braga – Braga

Assistente Hospitalar de Anestesiologia desde Fevereiro de 2006. Obteve grau de Consultor em Anestesiologia em Agosto 2015.
Exerce a sua atividade assistencial no Hospital de Braga (HB), em todas as valências da especialidade, mas tem-se dedicado maioritariamente a anestesia para ortopedia, sendo responsável pela área. Neste âmbito tem desenvolvido e aplicado diversos protocolos de atuação clínica, nomeadamente: abordagem precoce de doentes com fraturas proximais do fémur, protocolos de analgesia em cirurgia ortopédica, etc.
Autor do projeto para a criação da “Sala de Anestesia Locorregional” (Block Room) e seu Coordenador de 2012 a 2015, sendo atualmente Coordenador-Adjunto, tem a responsabilidade de coordenar a atividade de formação pré e pós-graduada em anestesia regional desenvolvida neste espaço.
Integrou, em representação do serviço de anestesiologia do HB (SAHB) o grupo de trabalho da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), na 3a Reunião de Consensos, para a elaboração das guidelines de “Anestesia Regional, Anticoagulação e Antiagregação plaquetária”.Director do programa de formação em Anestesia Regional do SAHB e responsável pelo estágio “Estudos Avançados em Anestesia Regional” aprovado pelo Colégio da Especialidade de Anestesiologia.
Formador em várias ações de formação no seu hospital nas áreas da Dor e da Anestesia Regional. Formador do “Curso de Sonoanatomia aplicado a Bloqueios de Nervos Periféricos” organizado pelo CAR e ECS-UM. Autor e co-autor de vários trabalhos científicos comunicados em reuniões nacionais e internacionais e trabalhos de investigação clínica na área da dor pós-operatória e anestesia locorregional (ALR). Autor de capítulos do “Manual de Sonoanatomia Aplicada a Bloqueios de Nervos Periféricos”. Palestrante convidado em congressos nacionais e internacionais no âmbito da especialidade. Vice-Presidente da Assembleia Geral do CAR/ESRA Portugal (Sociedade Portuguesa de Anestesia Regional) desde 2013.

Rita Araujo

Vogal

Rita Araújo